A Universo Licitações apresenta uma nova turma do Curso Presencial Completo em Licitações e Contratos Administrativos — uma oportunidade única para ampliar sua visão sobre os processos administrativos e dominar a metodologia correta para atuar junto aos órgãos públicos.
Com um conteúdo completo e atualizado sobre a Nova Lei de Licitações Nº 14.133/2021, o curso capacita e atualiza profissionais do setor público e privado, preparando-os para aplicar a legislação de forma prática, segura e eficiente em todas as etapas das contratações públicas.
Hotel Bourbon - Av. Afonso Pena, 3761 - Serra, Belo Horizonte
5 e 6 de Fevereiro
24 horas
O curso é voltado para profissionais dos setores público e privado, incluindo empresários, advogados, administradores, contadores, consultores, assessores jurídicos, procuradores, controladores, fiscais e gestores de contratos, além de membros de equipes de planejamento, pregoeiros, comissões de contratação e de licitação. Uma capacitação completa para quem deseja atuar no mercado de licitações com conhecimento atualizado e diferenciado.
Entenda as principais mudanças da legislação e aprenda como aplicá-las corretamente em todas as etapas do processo licitatório.
Aprenda a lidar com pregões, concorrências e dispensas de forma estratégica, seja como agente público ou privado, com base em casos e simulações reais.
Compreenda o papel dos diferentes agentes envolvidos, suas obrigações legais e como evitar erros e penalidades nas contratações públicas.
Descubra como interpretar editais, planejar propostas e criar vantagens técnicas e jurídicas que aumentam suas chances de sucesso em licitações.
I – Âmbito de Aplicação Desta Lei
II – Objetivo da Lei
III – Princípios Básicos da licitação e Contratação
IV – Definições: termos e conceitos essenciais
V – Como entender os princípios e as definiçaões legais e criar diferenciais, durante a licitação ou fase contratual
VI – Agentes públicos
VII – Designação e requisitos dos agentes Públicos
VIII – Funções e responsabilidades
IX – Como entender as funções e papéis dos diferentes agentes públicos e interagir com os servidores corretos em cada função, criando diferenciais em favor da minha empresa, durante a licitação.
X – Fase Preparatória e Instrução do Processo Licitatório
XI – Planejamento e estudo técnico preliminar
XII – Elaboração de edital e minuta de contrato (ESTUDO DE CASO DE UM EDITAL DE LICITAÇÃO, TANTO PARA SETOR PRIVADO QUANTO PÚBLICO).
XIII – Modalidades de Licitação (Pregão, concorrência, concurso, leilão e diálogo competitivo)
XIV – Como entender as principais distinções entre os documentos (ETP, TR, Edital, Ata de SRP, Contrato, etc.) e entre as modalidades licitatórias, criando diferenciais em meu favor.
XV – Critérios de Julgamento: Menor preço, maior desconto, melhor técnica, técnica e preço, maior lance, maior retorno econômico.
XVI – Disposições Setoriais: Compras, obras e serviços de engenharia, serviços em geral, locação de imóveis, licitações internacionais.
XVII – Como entender as particularidades dos critérios de julgamento e como elas aparecem nos editais, criando diferenciais em meu favor.
XVIII – Apresentação de Propostas e Lances
XIX – Prazos e modos de disputa
XX – Navegação no Portal Compras Gov para apresentação das principais telas e funcionalidades.
XXI – Habilitação
XXII – Documentação necessária e critérios de habilitação
XXIII – Encerramento da Licitação: homologação e adjudicação
XXIV – Como entender os principais documentos de habilitação, como indetificar erros nos documentos e criar diferenciais em meu favor. Dicas e estratégias nas licitações.
XXV – Inexigibilidade e dispensa de licitação
XVI – Como entender as particularidades da dispensa, da dispensa eletrônica, da
inexigibilidade e criar diferenciais em meu favor. Navegação no portal Compras.Gov (compranet para apresentação das telas e funcionalidades da dispensa eletrônica)
XXVII – Instrumentos auxiliares: credenciamento, pré qualificação, sistema de registro de preços, registro cadastral e PMI.
XXVIII – Contratos Administrativos: formalização, garantias, alocação de riscos, prerrogativas da administração
XXIX – Como criar diferenciais por meio do sistema de registro de preços (SRP), adesões, credenciamento, pré qualificação e cadastro de fornecedores (SICAF, CAGEF, SUCAF, etc)
XXX – Execução dos contratos: acompanhamento e fiscalização
XXXI – Alteração dos Contratos: condições e limites para alteração
XXXII – Como entender os principais pontos e riscos da fase de execução contratual e criar diferenciais.
XXXIII – Extinção dos contratos: motivos e consequências
XXXIV – Recebimento do objeto: procedimentos de recebimento provisório e definitivo
XXXV – Como trabalhar adequadamente a entrega ou recebimento de objetos, além do acompanhamento contratual, mitigando, assim, riscos.
XXXVI – Pagamentos: ordem cronológica e condições de pagamento
XXXVII – Infrações e sanções: tipos de infrações e sanções aplicáveis
XXXVIII – Como entender a penalidade e tomar medidas preventivas para evitar sanções e penalidades.
XXXIX – Impugnações e Recursos: Procedimentos e prazos para impugnação e recursos
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XL – Principais estratégias a serem trabalhadas em impugnações e recursos, para ter sucesso em licitações
À vista no Boleto Bancário/PIX, ou parcelado no Cartão de Crédito
Material Fornecido:
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